Durante o ABRALIN em cena Piauí (realizado entre os dias 16 a 19 de abril/2008) tive o prazer de conhecer a poetisa popular Ilza Bezerra - autora de Romeu e Julieta em cordel. Em entrevista, ela relata o prazer de escrever e considera o cordel como seu porta-voz: “São as histórias que eternizam nosso passado, embalam nosso presente e contemplam nosso futuro”. E manifesta o desejo de ver seu trabalho divulgado.
O cordel "Romeu e Julieta" de Ilza é um convite a uma boa leitura.
Segundo a jornalista Cláudia Bezerra, a narrativa é um drama baseado em fatos ocorridos na cidade de Verona, na Itália, e envolve o destino de dois jovens amantes que viveram um amor proibido. A rivalidade entre suas famílias conduz o romance a um desenlace trágico, mas a genialidade da arte dramática de William Shakespeare transformou essa história na maior celebração de lirismo e amor romântico de todos os tempos. A autora de Romeu e Julieta em cordel é servidora pública, conta com vasta experiência como professora do ensino fundamental, médio e superior.
A editora Nova Alexandria também realiza um trabalho semelhante com as obras Os Miseráveis - Adaptação de Klévisson Viana; Ilustrações de Cíntia e Murilo; Autor: Victor Hugo - e O Corcunda de Notre-Dame - Adaptação de João Gomes de Sá; Ilustrações de Cíntia e Murilo; Autor: Victor Hugo.
Na primeira obra, o poeta João Gomes de Sá transporta os famosos personagens para uma pequena cidade do Nordeste Brasileiro. E na segunda obra, o poeta popular Klévisson Viana, narra as aventuras de Jean Valjean, protagonista célebre de "Os miseráveis".
Mergulhemos no prazer da leitura!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário