quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

O amor em diálogo

"Não há nada mais emocionante do que o amor e nada mais moral do que ele"

Segundo o tradutor Carlos Alberto Nunes, assim pode se resumir a moral shakespeariana: Julieta, a belíssima Capuleto, ama com loucura a Romeu no primeiro momento que o vê, sem saber que ele é um dos Montecchios, família inimiga. O amor dos dois leva-os a um mundo onde as conveniências se desvanecem e os acontecimentos se precipitam. Um padre franciscano casa-os secretamente, crendo que essa união aproximaria as duas famílias. Mas, um dia Romeu mata um primo de Julieta que o havia provocado e o Príncipe de Verona exila-o da cidade. Só a morte os juntaria para sempre.

Os diálogos sobre o AMOR permeiam as páginas dessa obra de William Shakespeare, eis um exemplo da poética amorosa shakespeariana nas vozes de Romeu e Julieta...

Ato I, cena V: Quando Julieta descobre que Romeu é seu inimigo.

Julieta - Como do amor a inimizade me arde!
Desconhecido e amado muito tarde.
Como esse monstro, o amor, brinca comigo:
apaixonada ver-me do inimigo!

Ato II, cena II - Jardim dos Capuletos

Romeu - Que luz se escoa daquela janela?
Será Julieta o sol daquele oriente?
Surge, formoso sol, e mata a lua
cheia de inveja, que se mostra pálida
e doente de tristeza, por ter visto
que, como serva, és mais formosa que ela. [...]

Julieta - Romeu, Romeu! Ah! por que és tu Romeu?
Renega o pai, despoja-te do nome;
ou então, se não quiseres, jura ao menos
que amor me tens, porque uma Capuleto
deixarei de ser logo.

Romeu ( à parte) - Continuo ouvindo-a mais um pouco, ou lhe respondo?

Julieta - Meu inimigo é apenas o teu nome.
Continuarias sendo o que és, se acaso
Montecchio tu não fosses. Que é Montecchio?
Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto,
nem parte alguma que pertença ao corpo.
Sê outro nome. Que há num simples nome?
O que chamamos rosa, sob uma outra
designação teria igual perfume. Assim Romeu, se não tivesse o nome
de Romeu, conservara a tão preciosa
perfeição que dele é sem esse título.
Romeu, risca teu nome, e, em troca dele,
que não é parte alguma de ti mesmo, fica comigo inteira.
[...]

Romeu - A capa tenho da noite para deles ocultar-me.
Basta que me ames, e eles que me vejam!
Prefiro ter cerceada logo a vida
pelo ódio deles, a ter morte longa,
faltando o teu amor.
[...]

4 comentários:

Unknown disse...

Sandrinha amei seu bolg muito show. Que deus continue abencoando cada vez mais esse seu gosto por Literatura.. Beijo Grnde!

Unknown disse...

Te desejo que 2008 seja um ano de muitas gracas em sua vida. Muitas conquistas e muito sucesso! beijao

Vero... disse...

vamos sim... deixa só eu ter tempo... kkkkkk
bjs

Cecília Liss disse...

Parabéns, seu blog é super interessante!